economia

Pesquisa sobre compras de Natal mostra melhora da situação financeira em Santa Maria

Deni Zolin

Foto: Germano Rorato (Arquivo/Diário)

A Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) divulgou, pelo segundo ano seguido, uma importante pesquisa sobre intenção de compras para o Natal na cidade. Um dos dados mais relevantes é o que mostra que a situação financeira dos santa-marienses melhorou significativamente de 2017 para 2018, o que é um ótimo sinal. No ano passado, só 23,6% viam uma melhora na situação financeira, enquanto agora, esse índice subiu para 35,7%. Já o índice dos que veem piora caiu de 31,6% para apenas 15,9%. Foram ouvidas 588 pessoas de seis bairros, entre 29 de outubro e 30 de novembro. A margem de erro é de 5%.

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O professor de estatística e matemática da Fisma, Herton Goerch, destaca que outro bom indicador é que subiu de 77,2% para 82,6% o percentual de santa-marienses que pretendem comprar presentes de Natal. E com R$ 160 milhões de 13º na cidade para gastar, segundo projetou a CDL, o consumo deve crescer. Segundo Goerch, os resultados locais foram semelhantes à realidade nacional, medida em pesquisa recente do SPC Brasil.

OS RESULTADOS

Comprará presentes de Natal neste ano? 

2017/2018

  • Uma compra - 21,5%/29,5%
  • Duas compras - 20,5%/24,3%
  • Mais de duas compras - 35,1%/28,7% 
  • Total - 77,2%/82,6%

Valor médio por presente em 2018 

  • R$ 77,61

Situação financeira em relação ao ano anterior? 

2017/2018

  • Igual - 44,70%/48,30%
  • Melhor - 23,67%/35,71%
  • Pior - 31,63%/15,99%

Qual o tipo de presente? 

2017/2018

  • Vestuário - 46,2%/39,0%
  • Brinquedos - 14,2%/19,3%
  • Perfumes/cosméticos - 8,7%/7,0%
  • Calçados - 6,4%/6,9%
  • Cheque presente - 3,2%/6,5%
  • Dinheiro em espécie - 3,0%/5,3%
  • Livros - 1,8%/3,6%
  • Joias/bijuterias - 2,5%/2,3%
  • Eletroeletrônicos - 3,9%/2,3%
  • Celular/tablet - 3,4%/1,72%
  • Viagem - 0,7%/0,9%
  • Outros - 5,9%/5,0%

Tipo de comércio onde realizará a compra? 

2017/2018

  • Comércio formal no Centro - 48,0%/36,8% 
  • Shopping - 23,8%/26,8%
  • Comércio formal de bairro - 10,3%/10,7% 
  • Comércio informal - 3,6%/7,8%
  • Internet - 6,1%/6,3%
  • Supermercados - 1,7% (2018)
  • Agência de viagem - 0,4%/0,4%
  • Não definido - 7,8%/9,4%

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